São Paulo, 05 de Junho de 2004
Prólogo
RPG – Abreviação de RolePlayGame, ou seja, Jogo de Interpretação de Papéis.
Um jogo onde uma pessoa conta uma história e as demais pessoas são personagens dessa história, mudando o curso da aventura com suas decisões.
Toda criança já jogou rpg ao menos uma vez na vida, quando brincavam de policia e ladrão, e representavam os respectivos papéis, ou brincavam com bonecas fingindo ser mães e pais, ou brincando de carrinho sendo um motorista super habilidoso… a diferença desse faz-de-conta para o RPG como jogo são as regras…
Contar histórias faz parte do ser humano. E as crianças descobrem isso muito cedo…
No Encontro Internacional de RolePlayGame, que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2004, houve uma Mesa Redonda sobre RPG e Educação: Experiências e Possibilidades com a escritora Rosana Rios e Profª. Rosângela Basili; onde vários tópicos relacionados aos benefícios foram mencionados.
Estes foram os principais assuntos abordados:
Hábito de leitura e pesquisa
O fato de estar participando de um jogo com novos cenários, novos mundos já chama atenção do aluno a leitura de livros que tem sua história nesses cenários.
Geralmente num jogo de rpg a história é contada em um tempo diferente do nosso, frequentemente na era medieval, mas pode se passar na antiga Roma, no brasil colônia, no império egípcio entre tantos cenários possíveis.
O aluno que joga num cenário medieval quer saber muito mais sobre as roupas, costumes, modo de viver daquela época, fazendo pesquisas por si só e conhecendo melhor aquela época.
A curiosidade move o ser humano…
Aumento do vocabulário
O fato de aumentar a leitura já traz por si o aumento do vocabulário.
além disso o mundo medieval traz alguns termos pouco usados atualmente, como aljava, tina entre outros…
Tomar decisões
Durante uma aventura frequentemente os jogadores devem decidir seus caminhos, o que fazer diante de algo inesperado, agir rapidamente para salvar alguém. esse tipo de situação torna o jogador apto a tomar decisões importantes, coisa que acontece o tempo todo na nossa vida.
Pensar nas consequências
As decisões tomadas durante um jogo podem trazer consequências a todos os personagens.
e isso faz o jogador pensar em tudo o que está em jogo com suas ações.
Trabalho em grupo
Em rpgs em geral um grupo de aventureiros se une em prol de uma causa.
Essa união dá-se por diversos motivos, mas é fundamental pro bom andamento do jogo.
E na vida real o trabalho em grupo é fundamental, seja na escola ou no trabalho.
Desinibição
A atuação de uma aventura em suas diversas situações, acabam por desinibir o jogador e deixá-lo mais a vontade no ambiente em que vive.
Essa convivência pode se mostrar importante para jogadores que tenham uma dificuldade de relacionamento, passando uma certa confiança sob vários aspectos.
Comportamento épico
Alguns jogadores passam a observar o jeito de falar e se comportar dos personagens que interpretam.
o que enriquece o valor cultural de uma campanha [série de aventuras].
Respeito a autoridade
Em todo rpg há uma pessoa que conta a história, essa pessoa geralmente é conhecida como mestre.
O mestre dá o rumo da história, propõe os desafios e diz o que acontece aos personagens diante das ações que eles fazem [dita pelos jogadores]; assim o mestre é a autoridade máxima do jogo, dizendo a cada jogador o q é ou não permitido se fazer durante a aventura.
Com isso os jogadores desenvolvem o hábito de respeitar a autoridade do mestre.
Vendo isso como valor moral, o jogador passa a ver os pais, professores, patrões, etc como “autoridades” que são…
Epílogo
Além de todos esses benefícios, há diversão e descontração, num hábito saudável e caseiro.
por Luciano Santo
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