05/03/2022

Papo literário sobre depressão, com os convidados a, b e Luciano, pelo escritor de um canal de disc

Nesse post eu trago uma conversa que rolou no discord, um escritor chamou algumas pessoas que tem ou tiveram depressão para entender como descrever o comportamento de um personagem que ele está elaborando.

=======================================================================

Luciano — O sentimento mais incomum pra quem nunca teve depressão é o vazio.

O vazio é uma espécie de angústia consumidora, que nos leva às prisões mentais.

Quando entramos em prisões mentais o corpo não quer fazer mais nada... é difícil reagir... é como se braços e pernas estivessem acorrentados com correntes pesadas e grossas


Convidado b - sim, o vazio é terrível

eu sinto como se tivesse nada dentro do meu peito

como se eu fosse oco por dentro


Luciano — É... o vazio tem essa característica expansível... Não parece haver mais espaço pra ser consumido, mas ele mostra o contrário...

Daí a tristeza pelo sentimento de impotência diante da própria condição e culpa por não fazer nada para revidar, para mudar, vai nos deixando pra baixo...

Mas a vida continua... precisamos continuar trabalhando, estudando, convivendo....

Então as vezes nos esforçamos e passamos a usar máscaras...

"Tá tudo bem?" "Tudo, e com você?" "bem também"... as vezes sorrimos para piadas engraçadas, e não transparecemos a tristeza interior

É possível estar totalmente deprimido numa festa entre amigos, enquanto bebemos e rimos...

pois o encontro com o travesseiro, a sós, vai revelar que as lágrimas aguardavam a solidão....


Convidado c — Alguns se tornam "comediantes"

Fazer algo q te aflinge parecer menor alivia


Luciano — Sim... você pode adotar o sarcasmo, acidez, descontração, apatia... essas faces chamam atenção de algumas pessoas...


Convidado c — Eu fiz e continuo fazendo bastante isso

Principalmente após a morte do meu pai

Foi um jeito de lidar

Tentar na realidade


Convidado b -o sarcasmo e a acidez sempre funcionou comigo

Meu pai tbm é muito sarcástico


Luciano — é... eu acho incrível como as pessoas gostavam do Luciano ácido... bateu levou, sem desaforos... rápido na resposta....


Escritor - Então, na construção de personagem, para passar essa sensação ao leitor, eu devo mostrar 2 faces do personagem, a dele e as mascaras dele


Convidado b - sim

mas é algo natural

n é como se vc escolhesse isso

A maioria nem percebe que tem isso


Luciano — é... e quem sabe o momento de desleixo... quando ele se conecta com alguém com quem comete deslizes... e deixa transparecer que nem tudo está bem...

gente que pergunta: "você tá bem, de verdade?" "consegue dizer isso olhando nos meus olhos?"


Convidado c — O humor te ajuda a construir a mascara de "esta tudo bem"


Convidado b - o boris tentou me transformar em um ser apático

Funciona, mas não 100%


Luciano — É que apatia é triste


Convidado c — Apatia é avassaladora

Ser incapaz de sentir te quebra de um jeito estranho


Convidado b - sim

ele é assim

quase como uma maquina

eu nunca vi ele rir, ou sorrir, ou chorar, ele ta sempre normal, sempre, sla, apático


@Convidado c

Ser incapaz de sentir te quebra de um jeito estranho


Luciano — Ah... bom comentário...

Em algum momento, em alguma análise, o deprimido acha que está quebrado, que os meses/anos que foram sugados pelo vazio o deixou numa realidade a parte


Convidado c — O tempo para o individuo mas não para o mundo

Quando ele cai em si

Realmente parece outra realidade


Luciano — na verdade acreditar que sua personalidade está quebrada também pode ser uma fuga... mas se ele pensar em consertá-la, vai entrar numa fria, sozinho não vai conseguir nada além de gerar rachaduras.


@Convidado c

O tempo para o individuo mas não para o mundo


Luciano — isso...


Convidado c — É mais conveniente achar q está quebrado

Vc se conforma

E desiste de tentar lutar 

É uma saída fácil

Tentadora

Se levantar todo dia se torna um ato de resistência


Luciano — Eu superei quando encontrei Jesus, e acho pertinente comentar... porque em Cristo meu vazio foi preenchido... tive pouquíssimas recaídas, com a ajuda de jovens da igreja, que me acolheram nesses momentos....

Acho que um elo espiritual deve ser o caminho mais viável para superar... 


Convidado c — Minha opinião

A religião te deixa mais aparado

Te dá esperança

Querendo ou não isso ajuda o psicológico


Luciano — Mas como o relato antes da superação, há uma intensidade no sentir de toda a angústia, impotência, repressão, opressão...

um tinha dias que o quarto ficava pequeno, com as paredes encolhendo, como em cena de filmes...


@Convidado c

Te dá esperança


Luciano — Sim... a esperança traz vislumbres de horizonte... de futuro

e por falar nisso

o individuo em depressão não faz planos a longo prazo...

na verdade eu esperava morrer jovem...


Convidado c — Eu não acredito em religião mas acredito q para casos assim ela é fundamental para recuperação


Luciano — então, não tinha que me preocupar como seria vida aos 30, aos 40, etc....


Convidado c — Vc era um jovem imprudente?

Já q n haveria futuro


Luciano — não...

não tinha ousadia, coragem, intrepidez... amigos...


Convidado c — Faz sentido


Luciano — mas o efeito pós superação, é que planejar, projetar pra daqui 5, 10 anos continua difícil

planejar uma viagem é um parto...


Convidado c — N é algo comum

Vc n praticou


Luciano — pois é... bom... acho que é isso...

acho que conseguir trazer vários aspectos...

Nenhum comentário: